HISTÓRICO
DA ESCOLA
A Escola Especial "Preciso de Carinho" é mantida pela APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jaru. Foi fundada em 10/09/86 tendo como primeira Presidente a Sra. Alzira Coelho Baratela. Para início das atividades, foi alugada uma casa, onde funcionava a escola especial mantida pela entidade. A escola começou a funcionar em março de 1987, com 12 alunos. O transporte era feito em um Fusca, cedido pela LBA
Posteriormente a APAE conseguiu instalar-se em prédio próprio, o que acabou por facilitar o aperfeiçoamento de suas estruturas. Novos pavilhões, uma prça interna, piscina e calçadas foram construídas para melhorar a acessibilidade, com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade dos atendimentos.
Na atualidade, estão sendo desenvolvidas atividades educacionais, clínicas, assistência social e defesa de direitos. Na área educacional, é oferecido atendimento na Estimulação Precoce, Pré-Escolar, Escolarização Inicial, Oficinas de Preparação para o Trabalho, Informática, Oficinas de Dança, Educação Física, Judô, Artes e Jogos Educativos. Na área clínica, a fonoaudiologia, fisioterapia e psicologia; na área de Assistência social, acompanhamento e atendimento às famílias pela Assistente Social; na área de defesa de direitos, a participação em diversos conselhos e órgãos de defesa de direitos.
A Escola Especial "Preciso de Carinho" é muito bem aceita pela sociedade jaruense e circunvizinha.
Conta com um quadro de funcionários que demonstra grande dedicação e amor pela causa apaeana.
A atual diretora da Escola Especial "Preciso de
Carinho"é a Sra. Elaine Beckhauser Leite. A Vice-Diretora é a Sra. Giane Casagrande. O
presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jaru é o Sr. José
Carlos da Silva Bernardo. Atualmente a APAE/Jaru atende a aproximadamente 250
pessoas com deficiência, de Jaru, Governador Jorge Teixeira, Theobroma e
distritos destes municípios, como também a duas aldeias indígenas (Amondawa e
Uru Eu Wau Wau).